Uma das partes mais divertidas da gravidez, sem dúvida, é comprar o enxoval. Roupas, acessórios, móveis, cosméticos, a lista parece não ter fim. Por isso, muitas vezes, pesquisar preços, escolher e comprar tudo pessoalmente pode ser extenuante, especialmente por causa do peso do barrigão. Para ajudá-la nesse delicioso desafio, aqui vão algumas dicas do ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, colunista do It Mãe, e da personal shopper Mariana Caruso, da Fashion Baby New York (FBNY). Boas compras!

Comece no segundo semestre

O segundo semestre é a melhor época para iniciar as compras do enxoval. Em primeiro lugar, porque as chances de um aborto espontâneo são reduzidas drasticamente após o primeiro trimestre. Além disso, nessa fase, a maioria das mães já sabe o sexo do bebê. Por último, a grávida sente-se mais disposta (acabaram os enjoos do início!), a barriga não pesa tanto e, para quem pretende trazer produtos do exterior, as viagens ainda estão liberadas.

Vá bem acompanhada

Sogras, mães e maridos são bem-vindos, desde que com bom humor, paciência e disposição para ajudar! Independentemente de quem vai pagar a conta (você, o marido ou ambos), combine com ele o budget antes de sair de casa para evitar brigas durante as compras.

Prefira lojas de departamentos

OK, talvez ali você não encontre aquele vestidinho descolado, o sling mais legal ou os acessórios personalizados com o nome do seu baby. Mas ainda assim vale a pena: como a oferta de produtos básicos é grande, evita-se o entra-e-sai em diversas lojas ao longo do dia.

Alterne os dias de compra

A recomendação é organizar a lista de compras para otimizar o tempo. Em um dia, por exemplo, compre somente as roupinhas. No outro, os acessórios (carrinho, banheira, bebê-conforto etc.). E assim por diante. Use roupas e sapatos confortáveis, leve lanches na bolsa e, como sempre, beba de 2 a 3 litros de água. Se possível, intercale o dia de compras com um de descanso (especialmente se você está viajando para outra cidade apenas para fazer o enxoval e passará o dia comprando).

Evite carregar as compras

Mesmo que você se sinta superdisposta, saiba que os ligamentos e as articulações ficam mais flexíveis na gestação, por causa dos hormônios, o que aumenta o risco de quedas. Por isso, nada de fazer esforço para carregar peso sem necessidade. Uma dica é escolher lojas que entregam as compras em casa ou no hotel (o que é comum nos EUA). Outra é optar por locais com manobrista, assim você não terá de andar muito até chegar ao carro.

Fonte: It Mãe



2016 © Copyright - Dr. Domingos Mantelli        

Tel: (11) 3051-3740(11) 3385-9797

Dr. Domingos Mantelli | Ginecologista e Obstetra
CRM-SP 107.997 | RQE 36618

WhatsApp

Design by formulaideal