São tantas informações acerca da gravidez, que fica difícil saber o que é mito e o que é verdade. Por isso, conversamos com obstetras para saber a resposta.

 

 

Basta chegar no último mês da gestação para ouvir alguém dizer algo como: “Olha, amanhã tem mudança de lua, hein? Aposto que o bebê vai chegar nesse dia!”. Mas será mesmo que a fase do único satélite da terra tem alguma relação com o dia que seu bebê vai escolher para nascer? “É uma dúvida que todas as mães acabam tendo e sempre perguntam no consultório”, conta o ginecologista, obstetra e colunista da CRESCER, Domingos Mantelli. Não há nenhuma comprovação científica sobre o assunto, por enquanto, mas, para ele, é verdade. “Inclusive, acabei de dar uma checadinha em que fase da Lua estamos e quando será a próxima mudança, para ficar de antenas ligadas”, brinca. De acordo com a percepção do médico, da mesma maneira que a lua tem influência sobre as marés e correntes oceânicas, ela também exerce influência na bolsa amniótica, embora não haja referência sobre  na literatura médica.

“Em períodos de mudanças de lua, estouram mais bolsas e, consequentemente, ocorrem mais partos e nascimentos! Tanto é verdade que, na época da residência médica, sempre que tínhamos plantões em dias de mudanças de lua, já ficávamos preparados para passar a noite inteira em claro fazendo partos, pois o movimento do pronto-socorro obstétrico triplicava”, afirma. Mas, segundo ele, não é qualquer mudança. “Tem que ser a mudança para a mesma lua em que ocorreu a concepção”, completa.

 

Fonte: Revista Crescer



2016 © Copyright - Dr. Domingos Mantelli        

Tel: (11) 3051-3740(11) 3385-9797

Dr. Domingos Mantelli | Ginecologista e Obstetra
CRM-SP 107.997 | RQE 36618

WhatsApp

Design by formulaideal