Amamentar é tudo de bom, não é mesmo? Então, para que este momento se torne ainda mais confortável e prático é importante que as mamães aprendam a encontrar uma melhor posição para ela e o bebê. Assim ela fica mais relaxada e o pequeno aproveita para encher a barriguinha!

Para isso, existem algumas técnicas. Veja quais são elas e também os cuidados na hora da amamentação a partir das orientações do médico ginecologista e obstetra Dr. Domingos Mantelli Borges Filho.

1 – Deitada

Com travesseiro apoiando suas costas ou sua cabeça, apóie o bebê com o braço do lado da mama que está sendo oferecida.

2 – Sentada

Coloque o bebê levemente apoiando por uma das pernas que pode estar protegida por uma almofada, estando esta perna apoiada sobre um pequeno calço (exemplo: um banquinho).

3 – Posição Invertida

Coloque o bebê para mamar na mama direita, com as pernas embaixo do braço direito da mãe, como quem carrega alguma coisa debaixo do braço.

4 – “A cavalo”

Colocar o bebê com as pernas entrelaçando a cintura da mãe, apoiando-lhe as costas, deixando-o em pé a fim de que alcance a mama materna.

Dicas e Cuidados

Segundo o médico, na hora de amamentar, lembre-se destes conselhos:

1 – Nos primeiros dias o bebê deve mamar todas as vezes que chorar. Com o tempo ele mesmo acertará os horários das mamadas. Você só precisa ser paciente.

2 – Para dar de mamar procure um lugar da casa tranquilo, num sofá ou cadeira que você possa encostar bem suas costas.

3 – Lave bem as mãos antes de cada mamada.

4 – Antes de colocar o bebê no peito, verifique se a aréola está macia e o bico flexível. Se estiver, comece a amamentar. Se não, retire um pouco de leite até ficar macia. Faça assim: faça pressão com os dedos polegar e indicador sobre a região areolar. Você vai perceber que o leite vai sair sem muito esforço. Se quiser guardar, coloque em um copo limpo, depois guarde na geladeira. O leite deve ser aquecido somente em banho-maria e não deve ser fervido. Não dê mamadeira ao bebê. Se precisar, dê em colherinhas.

5 – Deixar o bebê abocanhar todo o bico e aréola. Cuidado para a mama não tapar o nariz do bebê.

6 – Dar as duas mamas durante as mamadas, esvaziar uma, depois dê a outra, conforme explicamos anteriormente.

7 – Para retirar o bebê da mama, coloque o dedo mínimo no canto da boca do bebê e aperte levemente. Ele se soltará.

8 – Coloque o bebê no seu ombro para arrotar.

9 – Use sutiã adequado, de algodão, deve ser bem firme e com alças curtas para sustentar bem as mamas. Você deve usá-lo até para dormir enquanto estiver amamentando. Quando lavá-lo, retire bem todo o sabão para que não dê alergia no bebê.

10 – Não se aconselha empurrar o bebê contra a mama, muito menos a sua cabeça, desencadeando um reflexo de “fuga à asfixia”, ou seja, o bebê fica com medo de se sufocar e acaba por não mamar. Assim muitas mães acreditam que o bebê não quer mamar, o que não é verdade.

Fonte: http://maesefilhos.com/escolha-a-melhor-posicao-para-amamentar/



2016 © Copyright - Dr. Domingos Mantelli        

Tel: (11) 3051-3740(11) 3385-9797

Dr. Domingos Mantelli | Ginecologista e Obstetra
CRM-SP 107.997 | RQE 36618

WhatsApp

Design by formulaideal