450F8

Sabemos que em sua grande maioria, a gestação acaba não sendo programada, e este fator traz muitas consequências para o casal e principalmente para o seu futuro bebê.

Sabemos hoje em dia que a maioria dos traumas dos seres humanos são adquiridos nos primeiros 2 meses de gestação, exatamente a fase em que os casais mais discutem e brigam devido uma gravidez não programada e muitas vezes indesejada, já que geralmente esta é a época que descobrem que a mulher está grávida.

Casais que brigam, discutem, gritam e ofendem-se, passam todos estes sentimentos para o feto, que inconscientemente incorpora-os, e isso irá repercutir futuramente na sua vida adulta, apresentando traumas e muitos problemas psicológicos aparentemente sem origem.

Outro fator muito comum é a gestante que rejeita essa gestação nos primeiros meses, afirmando que não queria ter engravidado, chora muito, e muitas vezes chega até a falar sobre aborto ilegal com o parceiro. Isso tudo, além dos traumas para o feto, causa uma série de consequências para a gestante durante essa gestação, onde a paciente encontra-se muitas vezes clinicamente sem alterações, mas mesmo assim apresenta sinais e sintomas como vômitos, náuseas, sangramento vaginal sem causa aparente, fortes dores e cólicas, contrações, cefaléias, dentre outros.

Isso nada mais é do que um mecanismo inconsciente de tentar expulsar essa gravidez indesejada!

Essa paciente terá portanto uma gravidez muito mais problemática, cheia de sintomas e alterações, além dos muitos traumas que seu futuro filho poderá ter na vida adulta devido este mecanismo de rejeição inconsciente de seus pais que não programaram, e sim muitas vezes somente aceitaram essa gravidez em questão.

Daí a importância de um assundo que abordaremos a seguir chamado FEEDBACK POSITIVO.

Mas o que seria este feedback positivo?

Feedback positivo consiste simplesmente em dizer coisas carinhosas, elogios, transmitir amor e carinho para o seu bebê, mesmo encontrando-se ainda dentro da sua barriga.

Já é mais do que comprovado que os fetos , mesmo em fase inicial de gestação, tem o poder de compreensão e sentimentos próprios.

Um feto que passou a gestação inteira ouvindo uma pessoa brigando e gritando com sua mãe, ao nascer, sempre que esta pessoa que brigava se aproximar e a criança ouvir sua voz, a mesma começa a chorar e a se desesperar, e ninguém entende o motivo! Simples: A criança ficou com aquela voz gravada no seu inconsciente, sempre brigando, gritando, associando-a a momentos ruins, daí ao ouvi-la novamente, a criança chora, se desespera.

Passar a mão com carinho na sua barriga, você e seu parceiro, dizendo coisas agradáveis e bonitas para o seu futuro filho, são um ótimo feedback positivo.

Procure também não frequentar lugares muito agitados. Dê preferência a escutar músicas classicas e calmas ao invéz de rock e sons muito barulhentos.

Evite o stress. Ele é um dos grandes responsáveis por uma gestação turbulenta e agitada.

Procure tratar o seu futuro bebê da forma como você o trataria após ele já ter nascido, ou seja, com todo amor e carinho que ele merece.

E neste ponto, a participação do pai é indispensável, dando apoio à você e carinho ao futuro bebê.

Uma gestação sem ansiedades e medos, garante um futuro adolescente sem traumas,mais confiante e tranquilo.

O momento do seu parto também tem que ser especial, afinal de contas, será um dos momentos mais importantes e felizes de toda a sua vida.

Então faça desse momento, um momento único para que seu filho venha ao mundo em um ambiente agradável e seja muito bem recebido com todo amor e carinho que ele merece.

O nascimento, já é considerado um dos maiores traumas pelo qual o ser humano passa, onde saímos de um ambiente quentinho, escurinho, agradável e seguro, junto da mamãe, para um lugar externo, frio, cheio de luzes e pessoas falando sem parar. Tudo isso ainda associado aos tubos que o pediatra passa em nossa garganta para aspirar o líquido amniótico do nosso estômago, dentre outros mais.

Portanto cabe a você e as pessoas que acompanharem o seu parto, fazerem com que ele seja muito especial e o menos traumático possível para o seu bebê.

Atenção: Caso você apresente dor, cólicas, náuseas, vômitos, cefaléias ou sangramento vaginal, você deverá procurar orientação médica imediata para que se excluam patologias obstétricas.



2016 © Copyright - Dr. Domingos Mantelli        

Tel: (11) 3051-3740(11) 3385-9797

Dr. Domingos Mantelli | Ginecologista e Obstetra
CRM-SP 107.997 | RQE 36618

WhatsApp

Design by formulaideal