Confira a matéria publicada originalmente no site do canal GNT:

Exercícios na gravidez: obstetra explica que é possível manter barriga “definida” na gestação; entenda

A uma semana de completar 9 meses de gravidez, a modelo Sarah Stage vem dando o que falar nas redes sociais. Desde que começou a publicar fotos da evolução de sua gestação, vem sendo criticada por ter a barriga “muito pequena” e o abdômen “sarado”. “Ela precisa alimentar o bebê em vez de se preocupar com sua aparência”, comentou uma pessoa no Instagram de Sarah, que conta com mais de 1,3 milhões de seguidores.

 

Modelo Sarah Stage grávida

Modelo Sarah Stage, grávida de 8 meses (Foto: Reprodução / Instagram)

 

Nesta semana, em entrevista a uma rede de TV americana, a modelo falou sobre o assunto. “Não sei como alguém pode dizer uma coisa dessas para uma mulher grávida. Meu bebê é saudável e estou feliz. Apesar disso, muitas mulheres também têm me apoiado”, disse Sarah, que malha duas vezes por semana com o auxílio de um profissional. “Meu corpo mudou bastante. Engordei cerca de 9 quilos. Para mim, vi muita diferença. O que importa é que eu e meu bebê estamos saudáveis”, completou.

De acordo com o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, o fato dela parecer muito magra não significa que seu bebê é pequeno ou tem problemas de crescimento. O importante é que os dois estejam saudáveis. O especialista contou que é possível manter o abdômen “definido” durante a gravidez. “Quem está acostumada a malhar muito e já tem um abdômen com a musculatura mais definida, pode, sim, continuar com o corpo desta maneira durante a gestação, já que tem um tônus muscular completamente diferente de uma mulher que nunca praticou atividade física”, explica o especialista.

 

Bella Falconi fala sobre responsabilidade para malhar durante a gravidez

bella falconi 17 semanas

Bella Falconi, grávida de 17 semanas ( Foto: Reprodução / Instagram)

 

A brasileira e musa fitness Bella Falconi – conhecida por seu abdômen trincado – também está grávida e exibe, com orgulho, o crescimento de sua barriguinha de 4 meses. Adepta da combinação alimentação saudável e malhação, Bella contou ao GNT que, assim que anunciou a gravidez nas redes sociais, também foi criticada. “No início, algumas pessoas comentaram negativamente a respeito de eu seguir treinando. Mas acho que, com o tempo, conseguirei mostrar a elas que gravidez não é doença. Apesar de treinar, sou contra fazer qualquer tipo de atividade que possa prejudicar a gestação, ou seja, que seja intensa ou radical demais. Com responsabilidade, podemos seguir nossa vida normal, inclusive na academia, pegando mais leve. “, conta.

A musa está seguindo à risca as orientações de sua médica e tem praticado atividades com o auxílio de um profissional especializado. “Minha médica disse: ‘Não pare de treinar, você tem que continuar. Só diminua o peso e não faça nada que seja de alta intensidade, esportes de contato, ou que haja risco de queda’. Manter a forma na gravidez é bom para mãe e para o bebê  – e com a devida autorização médica e acompanhamento de um personal especializado, é altamente indicado!“, disse.

Sobre o ganho de peso, Bella revelou que não pretende engordar muito, mas deseja ficar com um barrigão. “Espero que a minha barriga cresça muito, mas tenho a musculatura abdominal muito rígida, o que talvez contribua para que a barriguinha não fique tão saliente. Espero também não engordar além da conta, estou me policiando com isso. Mas a saúde do bebê vem em primeiro lugar agora. Não vou mentir: devido aos hormônios, a cada dia aparece uma celulite nova. Mas se minha gravidez está saudável, isso é que importa. Treino por paixão e pela saúde, mas nesse momento, não treino e não treinarei por vaidade“, ressaltou.
Médico orienta sobre exercícios mais indicados para grávida e fala de cuidados com a saúde

Cuidado: torsões e lesões são mais comuns na gravidez
O ginecologista e obstetra Domingo Mantelli ressalta que as mulheres que já têm uma rotina de malhação devem procurar a ajuda de um personal trainer especialista em lidar com gestantes. “Durante a gestação, a mulher produz um hormônio chamado relaxina, que deixa as articulações mais frouxas, aumentando os riscos de torsões e lesões. Por isso, é importante ter a ajuda de um profissional físico especialista em atividades para grávidas. Ele deverá adequar os exercícios e a frequência cardíaca para evitar que a mulher fique ofegante, tenha uma lesão muscular ou uma lesão ligamentar”, explica.

Exercícios de menor impacto são os mais indicados
Para as mulheres que já tinham uma rotina de exercícios antes de engravidar, recomenda-se diminuir a carga e evitar os exercícios de impacto. Já para as que nunca malharam, Mantelli sugere exercícios de menor impacto, como hidroginástica e ioga. “A caminhada também é recomendada, mas a mulher deve ter cuidado com a frequência cardíaca – que não deve passar de 140 batimentos por minuto. Além disso, a respiração não deve ficar ofegante, pois isso é um sinal de falta de oxigenação e, se falta oxigênio para a mãe, consequentemente faltará oxigênio para o bebê”, explica.

Suplementos para malhar devem ser avaliados pelo seu médico
O obstetra Domingos Mantelli ainda conta que todo e qualquer suplemento que a mulher está acostumada a tomar deve ser avaliado pelo médico assim que descobrir a gravidez. “O especialista é quem dirá quais a mulher poderá continuar tomando ou não. Alguns whey proteins, por exemplo, às vezes são combinações de algumas proteínas que não podem ser ingeridas durante a gestação. Por isso, a primeira coisa a se fazer é levar tudo para o obstetra avaliar”, ressalta.

Alimentação saudável a cada três horas
“Independente das grávidas que malham ou não, elas devem alimentar-se a cada três horas.As gestantes não devem passar mais de três horas em jejum, porque pode trazer certos malefícios para ela e o bebê, principalmente para quem se exercita com frequência. Portanto, se ela malhar, os riscos podem ser maiores”, ressalta o obstetra.

 

Fonte: GNT



2016 © Copyright - Dr. Domingos Mantelli        

Tel: (11) 3051-3740(11) 3385-9797

Dr. Domingos Mantelli | Ginecologista e Obstetra
CRM-SP 107.997 | RQE 36618

WhatsApp

Design by formulaideal