Recriar o ambiente do útero, tanto no aspecto físico como no psicológico, ajuda a aliviar a cólica do recém-nascido, um desconforto típico dos primeiros meses de vida. Quem defende o método é o obstetra Domingos Mantelli, autor do livro Gestação – Mitos e Verdades sob o Olhar do Obstetra (Segmento Farma), com base em evidências da literatura médica internacional relacionadas à psicologia fetal. “Sabemos que os bebês têm capacidade de aprendizado intraútero e que guardam memórias dessa fase. Por isso, é possível criar um reflexo condicionado na gravidez e lançar mão dele após o parto.” Entenda o que ele quer dizer, aprendendo a técnica na prática:

1 – Durante a gravidez, estabeleça o hábito de escutar determinada música relaxante, enquanto conversa com o seu bebê, de forma que ele associe esse momento a uma vivência de tranquilidade.

2 – Após o parto, quando ele enfrentar uma crise de cólica, prepare um ofurô ou balde (cujo espaço aconchegante remete ao ambiente uterino) com água morna (que lembra o líquido amniótico) e coloque seu filho dentro.

3 – Ponha a canção que costumava ouvir na gravidez e repita as mesmas palavras que dizia ao seu filho nessa ocasião.

BENEFÍCIOS: Segundo Mantelli, além do alívio físico proporcionado pelo calor da água (que dilata os vasos e promove efeito anti-inflamatório, diminuindo a sensação dolorosa), o ritual de resgate das memórias acalma o bebê, diminuindo a ação de hormônios do estresse, como o cortisol e a adrenalina, que só agravam ainda mais a dor. O efeito duplo seria o responsável pela eficácia dessa estratégia.

 

Fonte: Revista Crescer 



2016 © Copyright - Dr. Domingos Mantelli        

Tel: (11) 3051-3740(11) 3385-9797

Dr. Domingos Mantelli | Ginecologista e Obstetra
CRM-SP 107.997 | RQE 36618

WhatsApp

Design by formulaideal