Náuseas, desconforto e ganho de peso são algumas situações muito comuns na gestação. No entanto, esses e outros sintomas podem ser um sinal de alerta de que algo não vai bem e é preciso estar atenta. Para você diferenciar e saber o que fazer, especialistas contam em que ficar de olho para garantir a segurança do bebê.

Sintomas -Gestacao-Dr-Domingos-Blog

Primeiro trimestre

Todos os trimestres possuem cuidados específicos, mas no primeiro os enjoos e vômitos são mais comuns por um aumento hormonal, que ocorre principalmente entre a oitava e décima semanas de gravidez. “É comum, mas casos em que a grávida vomita muitas vezes ao dia não são normais e isso pode levar à desidratação. Ela precisa avaliar com o médico essa situação”, explica o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli. A partir do terceiro trimestre eles não devem acontecer, já que são sinais preocupantes de eclampsia (convulsões).

Os sangramentos também podem acontecer nessa fase, mas ligue o sinal amarelo: “no primeiro trimestre pode ser uma ameaça de aborto, aborto em curso ou até gravidez ectópica, que acontece fora do útero”.

Segundo e terceiro trimestres

Principalmente no segundo trimestre, os enjoos já diminuíram e o bebê já se mexe com frequência, e essa é uma fase mais fácil de lidar. “O mais tranquilo é o segundo trimestre. A mãe deve sentir o bebê a partir de 22 a 24 semanas, e pelo menos uma vez a cada seis horas. Se o intervalo for maior é preciso averiguar, mas não se desespere porque o bebê também pode estar dormindo. Se for frequente, vá ao médico”, alerta Mantelli.

Dores de cabeça isoladas são normais por conta do aumento hormonal, mas cuidado se forem muito fortes e constantes. “O caso mais preocupante é o aumento da pressão arterial, que pode ser uma pré-eclâmpsia”, fala Mantelli.

O inchaço perto das últimas semanas, principalmente nas pernas e pés, deve ser acompanhado com a medição da sua pressão arterial, que deve estar boa. “Independente do sintoma, qualquer coisa que você tiver é melhor procurar o seu médico mesmo que pelo telefone, porque ele poderá dar orientações. Nunca tome nada como certo e não caia no erro de se automedicar, é sempre melhor pecar pelo excesso de precaução”, finaliza Mantelli.



2016 © Copyright - Dr. Domingos Mantelli        

Tel: (11) 3051-3740(11) 3385-9797

Dr. Domingos Mantelli | Ginecologista e Obstetra
CRM-SP 107.997 | RQE 36618

WhatsApp

Design by formulaideal