Logo que eu descobri que estava grávida precisei tomar grandes decisões. Uma delas foi parar de fumar e beber. Eu era novinha, fumava bastante e bebia socialmente. Hábitos que fazem muito mal, tanto para o feto quanto para as futuras mamães. A outra foi procurar um médico para começar logo o pré-natal.

E é exatamente isso que o Dr. Domingos Mantelli, ginecologista, obstetra e autor do livro ‘Gestação: mitos e verdades sob o olhar do obstetra’, orienta: “o pré-natal deve ser iniciado assim que a mulher descubra que está grávida para garantir uma gestação saudável tanto para o feto quanto para a mãe”.

É um acompanhamento extremamente importante, já que somente através dele que o obstetra consegue rastrear doenças, alterações fetais, intercorrências clinicas e acompanhar a gestação de perto, passo a passo, corrigindo eventuais descontroles. A mulher deverá frequentar o consultório do obstetra para realizar as consultas de pré-natal: “uma vez por mês até 32 semanas de gestação, duas vezes por mês de 32 a 36 semanas e acima de 36 semanas uma vez por semana”, explica Dr. Mantelli.

 

Nestas consultas periódicas, o médico sempre verifica peso, altura, pressão arterial, pulsação, temperatura, medida da circunferência abdominal, batimentos cardíacos fetais (quando já audíveis), medida da altura uterina e realizar o toque vaginal, tudo isso visando um controle preciso da gestação, sendo assim possível identificar precocemente e corrigir eventuais problemas que possam estar ocorrendo.

Quanto aos cuidados na gravidez, Dr. Domingos afirma que são muito relativos e vão variar demais de uma gestante para outra. “Vai depender do estado físico dela, do estado de saúde antes da gestação, ou seja, o obstetra vai ter de avaliar e para cada grávida a recomendação é diferente”.

Mas ele conclui que há recomendações gerais, como: “alimentação adequada, balanceada, atividades físicas servem para todas, porém cada uma vai ter um grau diferente, um nível nutricional diferente, um tipo de atividade física que poderá fazer. Então não existe uma regra geral”, afirma Dr. Mantelli.

Eu particularmente adorava ir às consultas. Aquela expectativa para fazer os exames e saber se estava tudo bem com meu bebê era muito gostosa.  Sem contar na relação de amizade e confiança que você vai construindo com seu médico. Tudo isso ajuda a te manter calma e segura para o tão esperado dia do parto.

 

Com amor,

Mãe de Maria

Texto Originalmente publicada em: Mãe de Maria



2016 © Copyright - Dr. Domingos Mantelli        

Tel: (11) 3051-3740(11) 3385-9797

Dr. Domingos Mantelli | Ginecologista e Obstetra
CRM-SP 107.997 | RQE 36618

WhatsApp

Design by formulaideal