Passar o dia todo fora de casa requer estratégias para manter o frescor da região íntima. Uma delas é o uso de protetor diário de calcinha, uma espécie de mini absorvente que lida com odores fortes e secreções para você. Mas, apesar de aparentemente ser um aliado, ele pode estar prejudicando sua saúde vaginal.

Protetor diário: para quê serve?

O protetor diário absorve as secreções que normalmente saem pelo canal vaginal e até mesmo corrimentos mais abundantes, que podem acontecer em função de infecções. Dessa forma, ele evita a sensação de umidade e ajuda a amenizar eventuais odores fortes.
Algumas versões do produto possuem perfume e artifícios para amenizar cheiros característicos. A promessa das marcas costuma ser a de garantir aquela sensação de frescor pós-banho pelo dia inteiro.

Usar protetor íntimo faz mal?

O ginecologista e obstetra Domingos Mantelli explica que usar protetor íntimo todo dia pode prejudicar a saúde íntima porque mantém a região íntima abafada, deixando-a mais quente e úmida e, consequentemente, transformando-a num meio de cultura de bactérias, o que favorece infecções genitais e corrimentos.
No entanto, o especialista explica que há duas situações em que é válido usar o protetor de calcinha: dois dias antes do início da menstruação, o que impede que a mulher seja pega desprevenida, e nos últimos dias de menstruação, quando o fluxo é menor.

Protetor de calcinha com perfume

O perfume de alguns protetores diários pode causar alergia e reações na pele. Caso você perceba essa reação, deixe imediatamente de usar o produto. Se quiser continuar usando protetor diário, passe a usar uma opção sem perfume.

Como manter a higiene íntima sem precisar de um protetor diário.

– Tome um banho antes de sair de casa

– Use um sabonete neutro.

– Após o banho, seque delicadamente com uma toalha macia e limpa, evite esfregar demais a região.

– Escolha uma calcinha confortável e de algodão, que deixa a região respirar.

– Se sentir necessidade, carregue uma segunda calcinha na bolsa.

– Vista calças e saias larguinhas, garantindo um bom arejamento da região.


Fonte:
Notícias e Receitas 



2016 © Copyright - Dr. Domingos Mantelli        

tel: 11 3051.3740 / (11) 3385-9797 | cel: 11 96101.8888

Dr. Domingos Mantelli | Ginecologista e Obstetra
CRM-SP 107.997 | RQE 36618

Design by formulaideal